O GOVERNO DE MOÇAMBIQUE, ATRAVÉS DO MINISTÉRIO DO COMÉRCIO, TEM O PRAZER DE ENDEREÇAR AS BOAS VINDAS AOS PARTICIPANTES E OS DEMAIS INTERESSADOS NA A4 CONFERÊNCIA SOBRE FACILIDADE DE FAZER NEGÓCIOS NA ÁFRICA ORIENTAL E AUSTRAL...

MOÇAMBIQUE





Moçambique
Localizado no Sudeste  de África, ocupa uma área total de 801 590 Km2, é banhado pelo Oceano Índico a Este, faz fronteira com a Tanzânia a Norte, com o Malawi e com a Zâmbia a Noroeste, com o Zimbabue a Oeste e com a Suazilândia e África do Sul a Sudoeste.
Com uma população estimada em 24 milhões de habitantes, o país é membro da Organização das Nações Unidas (ONU), da União Africana (UA), da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), da COMMONWEALTH, da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP), da União Latina, da Organização da Conferência Islâmica e da Organização Internacional da Francofonia.

Moeda: Metical (Mtn) 
Capital: Maputo 
Presidente: Armando E. Guebuza 
Línguas: A Língua oficial é o português e os dialectos mais falados são o Changana, Macua, Tsonga e o Sena. 
Clima: Subtropical 
Ano da Independência: 1975    
Divisão Administrativa: 11 Províncias 
Clima: Subtropical 
Cod. ISO: MOZ 
Cód. Internet: MZ 
Cód. Telef.: +258 

Vistos de entrada

O visto de entrada para a República de Moçambique pode ser obtido nas Missões Diplomáticas e Consulares de Moçambique no estrangeiro, nos postos de fronteira autorizados para esse efeito, nos Serviços de Migração e no Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação. A entrada no país deve ser feita através dos postos fronteiriços estabelecidos oficialmente para o efeito. Ao entrar no país, um cidadão estrangeiro está sujeito a procedimentos migratórios por parte das autoridades competentes e outros procedimentos previstos em lei.

Qualquer um dos seguintes documentos é necessário para a entrada em território nacional:




a) Passaporte ou documento de viagem válido para o país e um visto de entrada emitido pela autoridade competente de Moçambique, igualmente válido;

b) Outros documentos estabelecidos em convenções ou acordos internacionais de que Moçambique é signatário, como é o caso dos países da SADC: África do Sul, Botswana, Malawi, Maurícias, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.



Para mais informações consulte:

www.portaldogoverno.gov.mz


1. Isenção de VISTO em Todo o Tipo de Passaporte: 
África do Sul, Botswana, Malawi, Mauricias, Swazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe.

2. Países com Representação Consular (98 USD):
Etiópia, Quénia.

3. Países sem Representação Consular (78 USD):
Angola, DR Congo, Madagascar, Burundi, Comores, Lesoto, Namíbia, Ruanda, Seychelles, Uganda, Sudão do Sul, Somália, Djibouti, Costa do Marfim, Liberia.



Nota de precaução : Recomendamos a vacina contra a febre amarela.



LISTA DE PAISES COM OBRIGATORIEDADE DA VACINA DA FEBRE AMARELA


Febre Amarela:

-Angola
-Burundi
-Cote d’Ivoire
-Ethiopia
-Liberia
-Kenya
-DR Congo
-Rwanda
-Somalia
-South Sudan
-Tanzania
-Uganda

O viajante que não apresentar o certificado poderá ser vacinado no ponto de entrada, mediante o pagamento do valor de 1.350 meticias.

http://www.minec.gov.mz/index.php?option=com_content&task=view&id=54&Itemid=125
  
Locais de interesse em Moçambique: Ilha de Moçambique, Lago Niassa, Parque Nacional da Gorongosa, Arquipélago de Bazaruto, Arquipélago das Quirimbas, Barragem de Cahora Bassa, Reserva Especial de Maputo, entre muitos muitos outros.

    

Economia

Moçambique é possuidor de um grande número de recursos naturais, além de um enorme potencial agrícola. A sua economia é baseada na agricultura, mas o sector industrial encontra-se em enorme crescimento, em particular no que diz respeito à fabricação de produtos alimentares, bebidas, produtos químicos, alumínio e petróleo. O sector do turismo do país está também a verificar um crescimento.
A África do Sul é o principal parceiro comercial de Moçambique e a principal fonte de investimento directo estrangeiro. A taxa de crescimento económico médio anual do PIB de Moçambique tem sido um dos mais elevados do mundo desde 2001. Em 2012, grandes reservas de gás natural foram descobertas em Moçambique, cujas receitas podem mudar drasticamente a economia do país .
Arte e Cultura

Moçambique é reconhecido por seus artistas plásticos: escultores (principalmente da etnia Makonde ) e pintores (inclusive em tecido , técnica batik). Artistas como Malangatana e Reinata destacam-se na pintura e cerâmica, respectivamente. A música também merece reconhecimento especial: a timbila chope foi proclamada património imaterial da UNESCO em 2006.
As etnias Maconde e Nyau são famosas pelas suas máscaras e artesanatos feitos em madeira, que são geralmente usados ​​em danças tradicionais. A Ilha de Moçambique, um território insular situado na província nortenha de Nampula, foi proclamada património mundial da UNESCO em 1991. A religião mais popular em Moçambique é o cristianismo , mas não há uma presença significativa de seguidores islâmicos.

Locais de interesse em  Maputo...




Câmara Municipal: um edifício de estilo neoclássico localizado na Praça Independência, construído em 1945.

A Fortaleza: construída em 1781, é hoje um museu militar com relíquias de Moçambique da era colonial. Abre de segunda-feira a domingo, das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00 e a entrada e gratuita.

Casa de Ferro: concebida no atelier de Gustav Eiffel, esta  localizada na Avenida Samora Machel e tem a particularidade de ter sido transportada directamente da Exposição Universal de Paris, de 1889,  para Maputo no início do século XX. 

FEIMA - Feira de Artesanato, Flores e Gastronomica: localizada na Av. Mártires da Machava.


Monumentos/Estátuas:

Monumento aos Heróis Moçambicanos: construído logo após a Independência Nacional na praça que tem o mesmo nome, próximo ao Aeroporto Internacional de Maputo.  
Estátua de Eduardo Mondlane: localizada no topo da avenida com o mesmo nome;
Estátua de Samora Machel: localizada também numa avenida com o mesmo nome, perto da entrada do Jardim Botânico Tunduru e em frente ao edifício emblemático do Conselho Municipal. 

Monumento em homenagem aos combatentes da primeira guerra mundial: localizado exactamente na baixa de cidade na Praça dos Trabalhadores, representada por uma mulher com uma cobra aos pés.


Museus:

Museu da Revolução
Museu da Moeda
Museu de História Natural: este é um edifício de estilo gótico que expõe as espécies de animais existentes em Moçambique. Com uma colecção de fetos de elefante em todas as fases de gravidez, é uma experiência única no mundo.


Mercados: 

O maior deles é o Mercado Central, situado na baixa da cidade, que oferece uma grande variedade de artesanato para além de frutas frescas, legumes, ervas, entre muitos outros produtos.

O Mercado de Peixe, com mariscos frescos, escolhido directamente pelo cliente e cozinhado ao estilo moçambicano.


Seja semprebem-vindo a Moçambique!